IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Papo de Professor - Trabalhando com Dinâmica






Na Dinâmica o Professor tem o papel de Orientador e como tal, é fundamental que domine alguns passos importantes sobre ela.

  1.   Deve conhecer todos os passos da dinâmica para aplicá-la com segurança;
    Quando isto não acontece a aula perde o ritmo e a atividade que era para quebrar o gelo, acaba por desintegrar a turma.
     
  2. Deve-se ter clareza de aonde se quer chegar, qual o objetivo e a função da dinâmica dentro do processo a ser desenvolvido, entendendo-a como um instrumento.
    Infelizmente muitos orientadores não sabem para que serve a dinâmica, acha que ela pode ser o objetivo da aula e assim, perde-se também o foco da matéria separada para o dia.
     
  3. A Dinâmica tem por finalidade, possibilitar um clima de espontaneidade em que os participantes sintam-se livres e à vontade  para participar da experiência feita. 
  4.  Conhecer bem a turma para que possa perceber o nível de relações e entendimento, pois nem toda dinâmica se adapta bem a qualquer grupo. Ela pode ser um instrumento enriquecedor se for bem utilizada e se o grupo estiver em condições de vivenciá-la. Mas se não for bem executada, atrapalha a unidade do grupo. 
  5.  Saber observar as expressões corporais, sobretudo as expressões faciais dos participantes no decorrer da dinâmica, para valorizar os sentimentos e reações de cada um.
    Isto ajuda a perceber se a classe está cooperando ou se perdeu o interesse.
     
  6.  Qualquer que seja o resultado alcançado com uma dinâmica, ele é o objeto da reflexão e da aprendizagem, pois dinâmica não tem resultado errado. 
  7. As dinâmicas podem ser adaptadas de acordo com a realidade e o tamanho do grupo. E não se esqueça de que a preparação da dinâmica já é uma dinâmica a ser refletida e avaliada.

    Adaptado de Almanaque de Dinâmica
    De Eliseu de Oliveira Cunha