IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Alfabeto Dourado...

Alfabeto letras douradas com brilhante! 

Amei estas letras que encontrei aqui.

Gosto de usar nos visuais letras bonitas e estas, impressas em Papel 

Vergê  enfeitam e muito o material de aula. Como não tinha um por aqui, estou postando para que possam usar em suas atividades de classe.

Espero que gostem e querendo mais, visitem o site, pois eles tem muitas outras letras diferentes.

Se usar e ficar legal, mostre o resultado que posto aqui no Blog.

Fui!














Quem é importante?

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Faa seu Retrato!



AUTO – RETRATO

 
Eu e Dom Miguel Uchôa
OBJETIVOS: Confrontar-se com a auto – imagem. Proporcionar maior conhecimento e aceitação de si mesmo/a.

MATERIAL: Papel e caneta ou pincel para todos.

PROCEDIMENTOS: Pedir para cada pessoa desenhar a si mesma. Recusar desculpas de que não se sabe desenhar direito ou qualquer outra que seja. O importante é que cada um desenhe como sabe, mesmo que pareça engraçado. Inicialmente reagirão com risadas, mas aos poucos cada um deverá expressar no papel como se vê.
Quando todos tiverem concluído seu desenho, partilhar em grupos a experiência e o desenho.
No final avaliar como se sentiram fazendo a experiência. Como é a aceitação do próprio corpo ? De que tem vergonha e por quê ? Como se sente agora, após mostrar o desenho para os outros e partilhado os sentimentos ?


De Almanaque de Dinâmica

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Teste de Amizade


Mais uma das dinâmicas do Manual de Dinâmica do Professor Eliseu de Oliveira Cunha. Apaixonante esta, já fiz uma como esta com a turma da IPCO - Casa de Oração - Guaianases  e eles se divertiam muito.

O outro Lado
Objetivos: ver o objetivo comum do grupo. Processo de comunhão e união. Análise da realidade.
Desenvolvimento: (não dizer o objetivo da dinâmica).
O coordenador pede a todos que se coloquem no fundo da sala ocupando toda parede. Pede silêncio absoluto, muita atenção para a ordem que vai ser dada e que sejam rigorosamente fieis a ela. Deve manter silêncio durante a dinâmica.
A ordem é a seguinte: Vocês deverão procurar como grupo, atingir o outro lado da sala, da forma mais rápida possível e mais eficiente.
Repete-se a ordem várias vezes.
O coordenador dirá que a ordem não foi cumprida, pede ao grupo que recomece. Repita a ordem várias vezes, pedindo que haja silêncio.
NOTA: É bom que haja obstáculos pelo meio da sala (cadeiras...) dificultando a passagem. Ele considerará a tarefa cumprida quando julgar que o grupo se aproximou do ideal alcançando o outro lado unido, obedecendo ao ritmo um dos outros, tendo incluindo todos na travessia.
Em seguida fazer comentários sobre tudo que observaram e sentiram:
- Como cada um se sentiu?
- Quem se sentiu esmagado e desrespeitado?
- Quem ais correu ou empurrou?
- De que forma as lideranças foram se manifestando???
- Houve desistência no meio do caminho?
- Surgiram animadores???
Palavra de Deus: 1 Cor. 12,12-27 Sl 133

domingo, 5 de janeiro de 2014

Série Fofura - João Batista

Que tal imprimir e colorir mais um personagem da Série Fofura?
Este é João Batista.
Seu Pai ficou mudo quando um anjo lhe disse que sua esposa, Isabel, que já estava idos, iria ter um filho. Zacarias não acreditou naquilo. Para ele era impossível. Assim o Anjo disse que ele ficaria mudo e ele ficou.
Isabel ficou grávida de verdade e durante todo o tempo que ela esperava a criança, o pai só se comunicava escrevendo em uma lousinha o que ele queria.
Quando a criança nasceu seus parentes queriam que ele se chamasse Zacarias, como o pai, mas este escreveu que o nome dele seria João Batista.
E começou a falar novamente.
By Elisabeth Lorena Alves



Somos Únicos


Em algumas idades as crianças e adolescentes passam por situações de conflitos e acabam se perguntando quem são e a que grupo pertencem.
O que é algo natural na vida deles, pode se tornar um problema se não for direcionado de forma saudável. sendo assim, algumas dinâmicas ajudam a despertar neles o respeito próprio e o reconhecimento pessoal frente ao mundo.
Lembre-se de fazer uma oração de reconhecimento e valorização da figura única de cada criança perante Deus no Mundo. Isto ajuda a memorização da atividade e faz a criança pensar no assunto.
Vou apresentar uma dinâmica que gosto muito.


Figuras Diferentes
Objetivos: Conhecimentos Pessoais.
Material: Cartões com figuras iguais e diferentes.
Sendo que conta-se o número de particpante mais 3 de figuras que não serão repetidas.
Desenvolvimento: Cada participante recebe uma figura que não deve ser mostrado para ninguém.
Dada a ordem, cada um vai procurar a figura igual e não acha.
Comentam-se as conclusões tiradas.
 

Aula 1 - Dinâmica de Apresentação


Nem vou falar que faz tempo que não venho aqui...
Vou passar direto para o momento que desejo a todos um Ano Novo Feliz e Abençoado.
Também nào vou prometer que desta vez vai ser diferente e eu vou me ater mais as publicaões específcas para este espaço. Afinal, a correria com meus afazeres da Faculdade tem tomado todo o meu tempo e sendo assim, eis-me aqui em dívida com vocês, nossos leitores que insistem em continuar vindo a este espaço...
Bem, fujindo das desculpas...

Hoje vamos publicar uma Dinâmica de Apresentação.
Fácil e Divertida, esta brincadeira está registrada no Manual de dinâmica dos  autores Celso Paulo Leite e Milton Domingues Junior.
Espero que façam e aproveitem.

 MEMORIZAR NOMES
USO - Em aula de Apresentação
 OBJETIVOS: Memorizar os nomes dos membros de um grupo. Integrar melhor o grupo favorecendo o conhecimento mútuo.
PROCEDIMENTOS: É bom que todos estejam em círculo. Cada um dirá seu próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial seu nome. Por exemplo: Ricardo risonho. O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e apresenta-se acrescentando um adjetivo ao próprio nome. E assim sucessivamente. Por exemplo: Ricardo risonho, Ana alegre, Mário moreno .... Ao final partilha-se a experiência: como cada um se sentiu ao dizer o próprio nome, o adjetivos, etc..